quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Prefeitura nunca tem dinheiro! Será?

Senhores, vamos ao que me motivou a esta postagem, primeiramente quero dizer que fiquei indignado mesmo com o fato da prefeitura não ter grana ou dizer que não tem grana, e escancarar na imprensa que não tem dinheiro. Olha, pessoal, eu fui lá na prefeitura, solicitar apenas uma valor de R$ 600.00 a R$ 1000.00 (seiscentos a mil reais) para fazermos um campeonato municipal de basquete aqui em Cachoeira e qual foi a resposta, não temos dinheiro.

Aí eu fiquei a pensar: "não tem dinheiro, mas tem para tantas outras coisas que não consideramos tão prioritárias assim", e não tem um valor inferior a R$ 1000.00, para dar uma atividade para vários jovens que curtem este como único esporte.

Então vamos lá prefeitura, vou dar aqui uma série de sugestões na área de informática, que é a minha área, para poder ter dinheiro sobrando, para estes e outros projetos sociais.

E antes de mais nada, antes que alguém venha falar que eu estou sendo interesseiro, vou dizer já que eu sou sim o suplente para analista de sistemas aqui em Cachoeira do Sul, mas não quero MESMO assumir a vaga, no caso de eu ser chamado, pois eu estou muito bem na minha empresa. Então nem tentem este argumento contra mim. Outra coisa, não sou filiado a partido político algum, e tão pouco simpatizante deste ou daquele.


Aí, alguns dias atrás, li no jornal sobre o concurso que a prefeitura vai abrir e nada de vagas para a área de informática, nada de contratar técnicos, nada de programadores, nada, e vários cargos foram reajustados, menos o do analista de sistemas, então foi o meu segundo motivo para eu vir aqui e escrever isto.

Bom, eu não conheço o analista de sistemas de Cachoeira, mas eu sei que o salário é muito baixo, e não estou aqui a pedido deste ou daquele. Eu sou apenas um analista de sistemas que luta e muito e sei que não somos valorizados, e pra quem não sabe: "Analista de Sistemas, Programadores e outros na área de informática" não são regulamentados, é isto aí não são, ou seja não tem conselho de classe.
Será que alguém sabe ou sabia disto? Acho que poucos. Mas o que me espanta é que a prefeitura não sabia, pois no concurso anterior, pediu para analista de sistemas, registro no conselho, é piada né!


1- Vocês tem idéia de quanto uma prefeitura gasta por mês com internet? Quanto ela gasta com ADSL? Gasta com provedor? Sendo que, se a mesma tivesse uma assessoria de informática com liberdade e interesse em melhorar a prefeitura ou um analista de sistemas com liberdade total para trabalhar e explorar suas idéias, o mesmo poderia fazer um projeto para a prefeitura ter um link direto com a embratel, e a mesma distribuir internet wireless para todas as escolas e também para a população(perto das escolas talvez) com um gasto mas muito, muito inferior. Olha o projeto social que isto iria gerar, a inclusão social bem como redução drástica de gastos a médio e a longo prazo. Pensem que cada escola, pra ter internet, tem que ter uma linha telefônica com ADSL, pensem nisto. Aí um vai dizer, mas vem verba específica do governo federal ou estadual para isto, muito bem, que venha, pois no momento que a prefeitura for o "provedor" pra quem ficaria esta verba?


2- Vocês tem idéia de quanto uma prefeitura gasta por ano, com troca de windows, com ferramentas Office como Word e Planilhas Excel, sendo que poderia usar software livre que tem até apoio do governo federal e é totalmente gratuito. E atenção a Dilma ganhou, então o software livre vai continuar por um bom tempo.


3- Vocês tem idéia de quanto uma prefeitura gasta por ano ou mensal, com sistemas para controlar suas diversas áreas, enquanto poderia ter um centro de desenvolvimento próprio com um ou dois analistas de sistemas(no mínimo), bem como 3 ou 4 programadores. Olha a geração de empregos, o domínio da tecnologia, ter todas suas necessidades atendidas, sem depender dos outros. Exemplos: A fazenda precisa de um sistema, não é? A administração também. A cultura também. A saúde também. A educação também. Assim como vários setores da prefeitura. Voltando ao software livre, existem prefeituras que usam em todas as áreas, software livres especificos e totalmente gratuitos. E mais, se o projeto for bom, pode até ter apoio do governo federal, ou ninguém na prefeitura conhece o portal do software público.


Estas minhas idéias são só pra começar, e só na área de informática, apenas pra mostrar que tem solução sim, basta querer.

E mais não quero ser o pai da criança, quero colaborar e ver nossa cidade melhor. Se tu gostou de minhas idéias, passe adiante, não precisa dizer que são minhas, apenas quero ver nossa cidade melhor, pois eu escolhi morar aqui. Nasci aqui, fui embora pra Porto Alegre e voltei por opção.

Valeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário