quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Carta que eu mandei para alguns vereadores.

Abaixo segue uma carta que eu mandei para alguns vereadores, pelo menos eu sei que 2 leram, pois estes dois me responderam.
Vamos ver se vai surtir efeito.Na questão do concurso não surtiu, mas tenho esperança que nas outras possa acontecer um dia.

"Eu li no jornal de hoje que a prefeitura pretende abrir mais vagas no seu quadro funcional,  e achei muito estranho, não ter no quadro informado pelo jornal, vagas para analista de sistemas bem como programadores.

Antes de mais nada, quero dizer que eu sou um analista de sistemas, tenho o meu trabalho como profissional liberal  de analista de sistemas na área da saúde,  o meu interesse defender uma classe que já é injustiçada a muitos anos no Brasil pela falta de regulamentação de profissão, então venho alertar vocês que uma injustiça está sendo feita em Cachoeira e vocês, nossos legítimos vereadores, tem uma ferramenta poderosa na mão para corrigir esta injustiça.

O curso que outrora se chamou de Informática, posteriormente Ciências da Computação e agora Sistemas de Informação, é um curso superior difícil de ser feito, antigamente em 5 anos, agora em 4 anos. Exige muita lógica e conhecimento para formar um analista de sistemas, que estará apto para ser uma pessoa capaz de fazer o levantamento correto de dados, projetar sistemas, gerenciar a informática de instituições entre outros. Não vou polemizar dizendo que este ou aquele curso é o mais fácil ou mais difícil, mas o Analista de Sistemas para projetar um sistema em uma área, tem que ter conhecimento daquela área. Para projetar um sistema para outra área, tem que ter conhecimento desta outra área. Pos isto que hoje em dia, já temos o curso de "Engenharia de Software", onde para muitos é o título que um Analista de Sistemas deveria ter.

De acordo com o SINDPPD-RS(2009/2010), a remuneração mínima, ou seja o piso básico para um analista de sistemas é de R$ 1697,37 para iniciantes ou Analista de Sistemas Júnior e se tiver mais de um ano na empresa ou for um Analista de Sistemas Sênior o piso passa para R$ 1952,87. Isto o básico aqui no RS que é muito, mas muito abaixo do piso nacional, determinado pelo sindicato.

Então eu como analista de sistemas com mais de 18 anos de atuação no mercado, venho por meio deste singelo e-mail manifestar o meu repúdio aos valores praticados em Cachoeira do Sul. Como disse antes, o meu interesse é justamente defender uma classe que já é muito surrada pelo fato de não ser profissão regulamentada, ou seja, não existe conselho de classe(com o CRM, como o CREA, como o CRA, OAB).

Deixo bem claro que não conheço e não sei quem é o analista de sistemas de Cachoeira do Sul. Então os senhores tem a chance de corrigir esta injustiça, que vocês corrigam o salário do analista de sistemas da prefeitura ou dos analistas de sistemas, se a prefeitura vier a ter mais um, pois a prefeitura pagar pouco mais de R$ 1.000,00, e  acho que liquido dá até bem menos do que isto, é uma vergonha mesmo.
Este seria o assunto primário

Agora, voltando a estranheza que me causou, é pelas seguintes questões, porque a prefeitura não chama mais um analista de sistemas e abre vagas para mais 3 programadores, no mínimo? Pois vamos imaginar rápidamente quantos bons projetos e quanto a prefeitura economizaria de dinheiro com uma equipe de dois analistas e 3 programadores. Vamos ver o seguinte, com uma equipe assim, a prefeitura poderia ter o seu próprio setor de desenvolvimento de sistemas e desenvolver e dar manutenção em todos os sistemas da prefeitura, das mais diversas áreas, sem depender de sistemas terciarizados, que é o que a prefeitura de cachoeira tem hoje.

Seguindo neste raciocínio, vocês tem idéia de quanto a prefeitura gasta por mês em sistemas de terceiros? E pior, quantas áres deveriam ser informatizadas com sistemas específicos e não são? Vejam quantas áreas a prefeitura ao todo, e em cada área ou a maioria deve ou deveria ter um sistema. Alguns fornecidos pela mesma empresa e outros por outras empresas e tudo isto é pago ou mensalmente ou anualmente ou em um periodo X. Vocês podem fazer este levantamento. E todo este gasto poderia ser diminuido drásticamente. E eu fico imaginando porque a prefeitura não monta esta equipe? Não posso crer que é por falta de informação, pois a internet fornece todo o tipo de pesquisa.

Quantos projetos um analista de sistemas poderia fornecer pra prefeitura a ponto da mesma economizar dinheiro que não é pouco, apenas pra citar outras exemplos:

1- Internet: quanto a prefeitura gasta por mês em ADSL e provedor? Vamos incluir as as escolas municipais? Eu não tenho esta informação, mas vou pela lógica, com certeza é um bocado de linhas telefônicas com ADSL, não é? E no mínimo, cada uma delas custa de R$ 60,00 a R$ 80,00 e mais o gasto com o provedor. Mas vocês tem acesso a estas informações. Um analista de sistemas poderia estudar a viabilidade e projetar para a prefeitura ter um link direto com a embratel, por exemplo, e a prefeitura distribuir internet wireless para as escolas e pra ela mesma, com um valor bem menor do que os praticados hoje. Repito para ter acesso a isto, basta ver quantas linhas telefônicas tem com internet, bem como acessos a provedores.

2- Software Livre, quanto a prefeitura gasta cada vez que tem que trocar  o windows ou ferramenteas do Word, Planilhas Excel, sabendo que o governo federal oferece até incentivos para quem usar o Linux, e o Linux é gratuito, isto mesmo gratuito.

Não tenho o interesse de cansar vocês com o meu e-mail, apenas é um alerta de várias injustiças que estão sendo feitas na prefeitura na área de informática. Não sei se injustiça é a palavra certa, ou é falta de informação. Não sei mesmo,  ou por descaso ou por desconhecimento e que vocês podem e teoricamente devem corrigir."

Nenhum comentário:

Postar um comentário